26/09 ~ Andrea Dutra canta Fátima Guedes

Agora esse mundo é meu
Part. especiais – Áurea Martins, Marcos Sacramento, Arranco de Varsóvia e da própria Fatima Guedes. 

O show Agora esse mundo é meu – canções de Fatima Guedes é um espetáculo-tributo a uma das maiores compositoras da MPB. Consagrada, ainda aos 20 e poucos anos, nos anos 80, pelas vozes de intérpretes como Simone, Nana Caymmi, Ney Matogrosso e Maria Bethania, Fatima também é a intérprete de suas composições, tendo tido grande execução nas rádios FM nos anos 80 e 90. Fatima tem produção consistente e constante, até os dias de hoje, e continua gravando e sendo gravada por grandes nomes da música brasileira. 

A cantora Andrea Dutra era uma jovem aspirante quando se encantou com as canções de Fatima Guedes, que viu ao vivo, pela primeira vez, no palco do Teatro Ipanema. A música confessional, de olhar sensível, com cunho humanista, mostrando diversas faces do feminino, foi trilha sonora da vida dela, até que a própria carreira colocou Andrea e Fatima juntas num estúdio. Andréa é integrante do grupo vocal Arranco de Varsóvia, que foi convidado para gravar em duas faixas do mais recente álbum de Fatima, Transparente. 

A partir desse encontro, nasceu uma amizade profissional, com direito a música inédita, canjas em shows e encontros pra mostrar canções e bater papo. Convite vai, convite vem, chegou a hora de enfim, juntar todas essas emoções e histórias e levar tudo para o palco.

O violonista e arranjador Domingos (Bilinho) Teixeira foi a opção natural para o duo pois, além de tocar com a Andrea, em seu trabalho solo, e com o Arranco, há anos, foi músico e arranjador da Fatima Guedes por mais de 10 anos e tem vasto conhecimento e vivência da obra dela. 

Muita conversa, muita audição e o repertório do show Agora esse mundo é meu foi sendo construído com as canções da Fatima que já eram do repertório da Andrea Dutra, somadas àquelas canções que estavam na fila de espera, aguardando sua hora e vez. Domingos também trouxe as suas preferências e, enfim, chegou-se às 20 canções que representam o mundo tão particular da compositora, para esses dois artistas. O repertório inclui grandes sucessos como Faca, Flor de ir embora, Condenados, A vida que a gente leva e outras canções mais escondidas, amadas por fãs mais ardorosos, como Santa Bárbara, Namorado, Sem saída, a inédita Rasante e, claro, Sete véus, que Andrea gravou em seu mais recente álbum, Jamba, lançado em 2013 pela Mills Records. 

Para vestir esse repertório de maravilhas, Andrea colheu depoimentos de grandes vozes que cantaram ou gravaram músicas da Fatima, como Leny Andrade, Joyce, Leila Pinheiro, Ney, Simone, Cristóvão Bastos e Aurea Martins. Os depoimentos são lidos, ou ouvidos, entremeados nas canções, ao longo do show, dando a perfeita dimensão da grandeza dessa mulher e mostrando às novas gerações, que porventura ainda não tenham esbarrado com essa obra prima, o valor dessa compositora brasileira. 

O show vai contar com convidados especiais, como Áurea Martins, Marcos Sacramento, Arranco de Varsóvia e da própria Fatima Guedes. 

Veja Andrea e Domingos, gravado vivo, em Minha Nossa Senhora, de Fatima Guedes:
https://bit.ly/2FAlcbA

Audio de Sete Véus, de Fatima Guedes, gravado por Andrea Dutra no álbum Jamba: https://www.youtube.com/watch?v=5qrqhCzXuFM 


Serviço

Teatro Rival Petrobras – Rua Álvaro Alvim, 33/37 – Centro/Cinelândia – Rio de Janeiro. Data: 26 de setembro (Quinta-feira). Horário: 19h30. Abertura da casa: 18h. Ingressos: R$ 60,00 (Inteira), R$ 30,00 (Meia). Venda antecipada pela Eventim – http://bit.ly/TeatroRival_Ingressos2GIaEKp  Bilheteria: Terça a Sexta das 13h às 21h | Sábados e Feriados das 16h às 21h Censura: 18 anos. www.rivalpetrobras.com.br. Informações: (21) 2240-9796. Capacidade: 350 pessoas. Metrô/VLT: Estação Cinelândia.

*Meia entrada: Estudante, Idosos, Professores da Rede Pública, Funcionários da Petrobras, Clientes com Cartão Petrobras e Assinantes O Globo