13/06 ~ João Ventura

Pianista, cantor e compositor, João deu seus primeiros passos em direção ao piano aos quatro anos. Ingressou nos estudos da música erudita aos nove, mas sempre manteve uma ligação forte com a MPB. Fez graduação e mestrado em música na UFBA e atualmente cursa o doutorado em Portugal.

O maior desafio para o artista é desenvolver uma sonoridade autêntica, baseada na boa combinação entre a música popular e a música erudita. Em sua carreira, João já participou de diversos festivais ao redor do Brasil, ganhando vários prêmios, como o primeiro lugar no SESCANÇÃO 2007.

Em 2013, montou o Kromosons, em Salvador, ao lado do pianista e arranjador André Magalhães. O projeto ganhou notoriedade rapidamente, num misto de canções autorais e releituras de clássicos consagrados da MPB e da World Music.

O Kromosons contou com participações de diversos músicos de renome, como é o caso do baixista Michael Pipoquinha, do baterista Mokhtar Samba, das cantoras Carla Casarim, Denise Macedo e Ellen Oléria. Em 2014, Ventura lançou o Contraponto, projeto caracterizado pela fusão estilística dentro de uma mesma canção.

Em menos de 6 meses de lançado, o Contraponto alcançou mais de cem mil visualizações na internet e trouxe uma nova perspectiva para a música, rompendo barreiras sonoras e criando uma produção ousada e livre de rotulações. Em 2015, o artista fez três turnês na Europa: Grécia, Itália e Suíça. Nos três países, apresentou-se tocando um misto entre os seus contrapontos, clássicos da MPB e músicas autorais.


Serviço

Teatro Rival Petrobras – Rua Álvaro Alvim, 33/37 – Centro/Cinelândia – Rio de Janeiro. Data: 13 de Junho (Quinta-feira). Horário: 19h30. Abertura da casa: 18h. Ingressos: R$ 60,00 (Inteira), R$ 30,00 (meia-entrada). Venda antecipada pela Eventim – http://bit.ly/IngressosRival2019_2GIaEKp Bilheteria: Terça a Sexta das 13h às 21h | Sábados e Feriados das 16h às 22h Censura: 18 anos. www.rivalpetrobras.com.br. Informações: (21) 2240-9796. Capacidade: 350 pessoas. Metrô/VLT: Estação Cinelândia.

*Meia entrada: Estudante, Idosos, Professores da Rede Pública, Funcionários da Petrobras, Clientes com Cartão Petrobras e Assinantes O Globo.