20/06 ūüé≠ Paulo e Est√™v√£o ‚Äď O musical

Paulo e Est√™v√£o ‚Äď O musical

A saga do rabino que se tornou um dos maiores apóstolos do cristianismo 

O Teatro Rival Petrobras e Cia. Teatral Mensageiros apresentam no dia 20 de junho, √†s 19h30, a pe√ßa teatral ‚ÄúPaulo e Est√™v√£o ‚Äď O Musical‚ÄĚ baseada nos best-seller ditado pelo esp√≠rito Emmanuel e psicografado por Chico Xavier, em 1941. O espet√°culo aborda a diversidade da hist√≥ria da humanidade, da pol√≠tica, da rela√ß√£o humana e seus prop√≥sitos em conhecimento e questionamentos diante da f√© religiosa. Liberdade e opress√£o, poder e arbitrariedade, bem como preconceitos classistas e fanatismo religioso est√£o em cena, espelhando lutas que ainda hoje movimentam nossa sociedade.

Quem era Paulo de Tarso? Um fariseu perseguidor de crist√£os, mas predestinado por determina√ß√£o divina a pregar o Evangelho em toda a Terra. Conhecido como Saulo, se dedicava √† persegui√ß√£o dos primeiros disc√≠pulos de Jesus na regi√£o de Jerusal√©m. Durante uma viagem entre Jerusal√©m e Damasco, numa miss√£o para capturar fi√©is e leva-los presos, Saulo teve uma vis√£o de Jesus envolto numa grande luz. Ficou cego, mas teve a vis√£o recuperada ap√≥s tr√™s dias por Ananias, que tamb√©m o batizou. Come√ßou, ent√£o, a pregar o Cristianismo. Juntamente com Sim√£o Pedro e Tiago – o Justo, ele foi um dos mais proeminentes l√≠deres do nascente cristianismo. Paulo de Tarso, tamb√©m foi chamado de Ap√≥stolo Paulo, Saulo de Tarso e S√£o Paulo foi um dos mais influentes escritores do cristianismo primitivo, cujas obras comp√Ķem parte significativa do Novo Testamento. A influ√™ncia que exerceu no pensamento crist√£o, chamada de “paulinismo”, foi fundamental por causa do seu papel como preeminente ap√≥stolo do Cristianismo durante a propaga√ß√£o inicial do Evangelho pelo Imp√©rio Romano.

O espet√°culo que ser√° apresentado o Teatro Rival Petrobras, na Cinel√Ęndia, foi repensado em forma de musical, tendo como convidados cantores experientes e famosos no movimento da m√ļsica transcendental, tais como Anatasha Meckenna, Marcelo Daimom e Ariovaldo Filho. Re√ļne m√ļsicas cl√°ssicas como “Noite e dia” (de Allan Filho), “Alma”, “Olhar o c√©u” (Ambas de Marielza Tiscate), “Doutrina de amor” (de F√°bio Leite) e mais nove can√ß√Ķes que demostram a grandeza, o amor, os sonhos do ser humano e a f√© na imortalidade da alma, em um cen√°rio em que o Cristianismo e o Imp√©rio Romano disputavam a posse das almas, num cen√°rio de mis√©rias e esplendores.

Os cen√°rios foram projetados com a moderna tecnologia do Lightworks e reproduzem, atrav√©s de v√≠deos e imagens, variados ambientes da Roma e Jerusal√©m do passado, cujo material precioso advindo de universidades de outros pa√≠ses foi trazido ao Brasil pelo diretor do espet√°culo, e tamb√©m historiador, Ca√≠que Assun√ß√£o. Os figurinos constituem, igualmente, parte valiosa dessa pesquisa hist√≥rica, visto que as armaduras de centuri√Ķes e generais, espadas, adagas e escudos, estandartes das legi√Ķes e etc, s√£o r√©plicas aut√™nticas trazidas da Europa e dos EUA. Tudo isto far√° o p√ļblico voltar a um passado hist√≥rico de h√° 2000 anos. A pe√ßa estreou em 2006, no Rio de Janeiro, tendo sido apresentada em outros estados (S√£o Paulo, Par√°, Bahia, Minas Gerais, etc) e agora retorna aos palcos em forma de musical.

A pe√ßa prop√Ķe o di√°logo, os questionamentos, os medos, a f√©, o conhecimento, a poesia e a cr√≠tica ao estilo de vida a partir do distanciamento da vida comum pr√©-estabelecida pela sociedade, onde ambiciona contribuir diretamente para a autoan√°lise de si, do eu com os feitos da hist√≥ria de outros. O Espelho convexo do homem moderno, visando √† an√°lise da perda de um ser sem sonhos, sem ilus√Ķes e utopias de vida. Busca assim contribuir na reflex√£o do poder que a f√© possuiu sobre nossa forma de estabelecer a vida, nas rotula√ß√Ķes feitas a todo tempo pelos meios de comunica√ß√Ķes e por n√≥s mesmos, quando um membro n√£o se encaixa a esse padr√£o de sociedade.

Experiente e reconhecida pela qualidade de seus espet√°culos, a Cia. Teatral Mensageiros foi fundada em 1998 com a estreia da pe√ßa ‚ÄúH√° 2000 anos‚ÄĚ, no teatro Jo√£o Caetano. Surgiu quando atores e amantes da arte esp√≠rita/espiritualista e afins juntaram-se para levar aos palcos arte transcendental, ou seja, pe√ßas que ultrapassem os limites da experi√™ncia, que trabalha a interven√ß√£o de um princ√≠pio que lhe √© superior. A companhia n√£o visa o proselitismo, mas, sim, informar e participar deste grande movimento da arte transcendental que abrange pe√ßas de teatro variadas, m√ļsicas e at√© mesmo filmes norte-americanos (Ghost, Amor al√©m da vida, O Sexto Sentido e etc).


FICHA T√ČCNICA

. Adaptação e Direção: Caíque Assunção

. Elenco: Anatasha Meckenna, Anderson Fernandes, Ariovaldo Filho, Caíque Assunção, Dario Ralm, Jerusa Castellucci, Marcelo Daimom, Mathias Gomes, Saint-Clair de Castro, Tales Abreu, Tuninho Rosamalta.

. Iluminação: Pri lanter

. Multimídia: Alê Wolf

. Produção: Fernanda Santos


Serviço

Teatro Rival Petrobras – Rua √Ālvaro Alvim, 33/37 – Centro/Cinel√Ęndia – Rio de Janeiro. Informa√ß√Ķes: (21) 2240-9796. Capacidade: 400 pessoas. Metr√ī/VLT: Esta√ß√£o Cinel√Ęndia. Data: 20 de junho (Quarta). Hor√°rio: 19h30. Abertura da casa: 18h. Dura√ß√£o do espet√°culo: 90 minutos. Censura: 10 anos. www.rivalpetrobras.com.br. Ingressos: Setores A e B – R$ 60 (Inteira), R$ 30 (meia-entrada ou doa√ß√£o de 1kg de alimento n√£o perec√≠vel na bilheteria). Venda antecipada pela Eventim – http://bit.ly/Ingressos2z0P23j. Bilheteria do Teatro Rival – Ter√ßa a Sexta das 13h √†s 21h | S√°bados e Feriados das 16h √†s 22h

*Meia entrada: Estudante, Idosos, Professores da Rede P√ļblica e Funcion√°rios da Petrobras ou Doando 1kg de alimento n√£o perec√≠vel.